Outras Seleções

Além dos processos seletivos regulares de ingresso, a UFSC adota políticas de ações afirmativas em diferentes modalidades de seleção, como editais de bolsas, auxílios, cursos de extensão, Educação Básica, entre outros. Para essas situações, também se faz necessário o procedimento de validação da autodeclaração, a fim de garantir que as vagas e benefícios destinados por cotas sejam efetivamente ocupados por pessoas pertencentes aos grupos contemplados pelas ações afirmativas da universidade.

COMO SOLICITAR A VALIDAÇÃO: 
Para solicitar a validação da autodeclaração em categoria de cota prevista nos editais de bolsas, auxílios, cursos de extensão, Educação Básica, dentre outros da UFSC, a pessoa candidata, ou seu representante legal, no caso de criança, deve acessar o Portal de Atendimento Institucional (PAI) e submeter a documentação exigida para análise.
A documentação enviada pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) é recebida pela PROAFE, que encaminha o processo à comissão responsável pela validação, composta por membros habilitados.
O resultado da validação é informado diretamente ao setor/órgão da UFSC que cuida da seleção ao qual concorre a pessoa candidata. Se a validação for indeferida, o(a) candidato(a) poderá interpor recurso no mesmo Portal, no prazo de dois dias úteis a contar da notificação da decisão.