Sobre

Boas-vindas ao Departamento de Validações da UFSC

Vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE), o Departamento de Validações (DV) é responsável por coordenar e executar os procedimentos de verificação das autodeclarações nas categorias de cotas étnico-raciais, de renda, de gênero, para pessoas com deficiência e egressas de escola pública, nos processos de ingresso de estudantes, docentes e técnicos à UFSC.

Com escuta atenta, responsabilidade e compromisso com os direitos, o DV atua como instância de controle social das políticas afirmativas, garantindo que as vagas reservadas sejam destinadas ao público a que se destinam. Também articula ações institucionais, propõe melhorias normativas, promove formações e organiza os cronogramas e registros dos processos de validação.

Entre suas atribuições, o Departamento estrutura, supervisiona e sistematiza os procedimentos de validação de cotas, em articulação com setores internos e externos da universidade. Atua no encaminhamento de demandas, na coordenação de políticas de acesso e no acompanhamento das ações afirmativas. Além disso, promove parcerias, revisa normativas, institui bancas, gerencia projetos, responde a recursos, estimula a participação da comunidade externa, propõe melhorias à Pró-Reitoria e oferece capacitações. Também elabora o planejamento e os relatórios anuais das atividades desenvolvidas.

Integram o Departamento de Validações:

  • Coordenadoria de Validações de Cotas;
  • Serviço de Validação da autodeclaração de Renda;
  • Serviço de Validação de autodeclaração Étnico-racial (Pessoa negra, indígena, quilombola e refugiados);
  • Serviço de Validação de autodeclaração de Escola Pública, de Gênero e de Pessoa com Deficiência;
  • Serviço de pagamentos.