Portal de Atendimento Institucional (PAI)
ORIENTAÇÕES GERAIS:
O PAI é o canal de atendimento do Departamento de Validações, simples e rápido, no qual toda solicitação deve ser realizada mediante a abertura de chamado, acessando:
Link para comunidade INTERNA da UFSC ou Link para comunidade EXTERNA da UFSC
ORIENTAÇÕES AS PESSOAS CANDIDATAS:
O candidato não deve abrir mais de um chamado. Qualquer alteração de informação ou inclusão de documento deverá ser realizada no mesmo chamado já existente. Além disso, o chamado deve ser obrigatoriamente aberto pela própria pessoa interessada, com o preenchimento de seus dados pessoais, não sendo permitido que terceiros o façam utilizando informações em nome de outra pessoa. A única exceção se aplica aos casos de crianças, em que o preenchimento poderá ser realizado pelos pais ou responsáveis legais.
No site do PAI existe um limite de tamanho para upload de arquivos. Para evitar erros no envio, siga estas recomendações:
- Comprimir arquivos → reduzir o tamanho de um arquivo para que fique mais leve.
- Compactar arquivos → reunir vários documentos em uma única pasta compactada (.zip ou .rar).
- Converter arquivos → mudar o formato do documento (ex.: Word para PDF).
Você pode usar ferramentas gratuitas como iLovePDF, SmallPDF, Word, LibreOffice ou similares para realizar essas alterações.
Atenção: verifique sempre quais documentos são obrigatórios, seus formatos permitidos (ex.: PDF, JPG, DOCX) e os limites de tamanho antes de enviar.
ORIENTAÇÕES AOS SETORES DA UFSC:
O setor deve abrir um chamado no PAI para cada categoria de cota prevista no edital ou chamada, anexando a lista das pessoas homologadas/classificadas que já tenham concluído todas as etapas eliminatórias. Essa lista deve conter, no mínimo, o nome completo, o CPF e a categoria de cota (Pessoa Negra, Indígena, Quilombola, Gênero ou PcD). Não há problema em utilizar a mesma lista em todos os chamados, desde que contenha todas as informações necessárias.
Paralelo a isso, cada pessoa candidata deve abrir individualmente seu próprio chamado no PAI, dentro do prazo estabelecido, solicitando a validação e anexando a documentação exigida.
Para abrir o chamado, o responsável deve acessar o Portal e selecionar o serviço “Concursos e Processos Seletivos“. Quando o DV/PROAFE recebe a lista de homologação do setor e se encerra o prazo informado para envio das documentações, a equipe realiza as validações.
De posse dos resultados, o DV/PROAFE comunica o resultado preliminar as pessoas candidatas, prevendo a abertura de prazo de dois dias úteis para interposição de recurso.
Encerrando o prazo recursal, o resultado final é encaminhado ao setor competente para publicação oficial, pelo mesmo chamado no PAI.
No que se refere aos prazos dos processos de validação, é importante destacar que cada modalidade de cota possui fluxo próprio, variando, em geral, entre 5 e 15 dias úteis, incluindo as fases recursais. Nesse sentido, recomendamos que os editais de seleção prevejam cronograma com pelo menos 15 dias úteis para a conclusão das validações, de forma que contemple as etapas da homologação preliminar, o prazo de recursos e a homologação definitiva. Recomenda-se também que essas informações estejam explícitas nos cronogramas dos editais.











