Portal de Atendimento Institucional (PAI)

12/09/2025 15:05

O PAI é o canal de atendimento do Departamento de Validações, simples e rápido, no qual toda solicitação deve ser realizada mediante a abertura de chamado, acessando:

Link para comunidade INTERNA da UFSC

Link para comunidade EXTERNA da UFSC

ATENÇÃO: O candidato não deve abrir mais de um chamado. Qualquer alteração de informação ou inclusão de documento deverá ser realizada no mesmo chamado já existente. Além disso, o chamado deve ser obrigatoriamente aberto pela própria pessoa interessada, com o preenchimento de seus dados pessoais, não sendo permitido que terceiros o façam utilizando informações em nome de outra pessoa. A única exceção se aplica aos casos de crianças, em que o preenchimento poderá ser realizado pelos pais ou responsáveis legais.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIOS DE ARQUIVOS:
No site do PAI existe um limite de tamanho para upload de arquivos. Para evitar erros no envio, siga estas recomendações:

  • Comprimir arquivos → reduzir o tamanho de um arquivo para que fique mais leve.
  • Compactar arquivos → reunir vários documentos em uma única pasta compactada (.zip ou .rar).
  • Converter arquivos → mudar o formato do documento (ex.: Word para PDF).

Você pode usar ferramentas gratuitas como iLovePDF, SmallPDF, Word, LibreOffice ou similares para realizar essas alterações.

Atenção: verifique sempre quais documentos são obrigatórios, seus formatos permitidos (ex.: PDF, JPG, DOCX) e os limites de tamanho antes de enviar.