Sobre Validação Renda
Se você se inscreveu para uma vaga destinada a pessoas com renda familiar per capita de até 1 salário mínimo, será necessário passar pelo processo de validação da autodeclaração de renda.
Essa etapa é obrigatória e está prevista na Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023, e na Portaria MEC nº 18/2012. Ela consiste na análise dos documentos que comprovam que a renda familiar atende aos critérios exigidos e assegura que as cotas estão sendo destinadas às pessoas certas.
Você deve enviar essa documentação pelo sistema CAGRWEB, seguindo as orientações da Portaria de Matrícula referente ao ano em que está sendo convocado(a).
A análise dos documentos é feita por uma comissão formada por uma dupla de servidores(as) ou estudantes de pós-graduação, com o acompanhamento técnico de assistentes sociais e contadores da universidade. Essa equipe vai verificar a documentação e emitir um parecer sobre a sua autodeclaração, que pode ser deferida (aceita) ou indeferida (não aceita).
A comunicação com os candidatos será feita exclusivamente pelo e-mail cadastrado no CAGR, então é muito importante mantê-lo atualizado e acompanhar as mensagens com atenção.
Se surgir alguma dúvida ao longo do processo, não se preocupe: você pode consultar os tutoriais disponíveis no site ou entrar em contato com a equipe responsável pela validação. Estamos aqui para te orientar!
CONFIRA O RESUMO DAS ETAPAS DE VALIDAÇÃO DE RENDA A SEGUIR!
✅ Etapas da Validação de Renda (Fluxo do Processo)
1. Inscrição no processo seletivo (Vestibular, SISU, Processo Seletivo por Histórico Escolar e outros)
→ Quando abrirem as inscrições para a prova do processo seletivo, escolha corretamente as categorias de cota no momento da inscrição. A documentação comprobatória de baixa renda a ser entregue no ato da matrícula, será sempre de 3 meses anteriores ao início das inscrições do seu processo seletivo.
→ Se você não faz parte do público “pessoas de baixa renda”, escolha outra categoria de vaga, temos outras opções de cotas onde não é necessário comprovar o critério de renda.
2. Leitura da Portaria de Matrícula
→ Se você foi aprovado no processo seletivo, leia com atenção a Portaria de Matrícula vigente do seu processo.
→ Após isso, deverá reunir toda a documentação necessária conforme as orientações.
3. Envio da Documentação
→ Quando as matrículas abrirem, envie os documentos corretos para cada membro da família, de acordo com sua ocupação e renda, pelo sistema CAGRWEB.
4. Atenção ao E-mail
→ Após enviar a documentação, acompanhe frequentemente o e-mail cadastrado no momento da inscrição.
→ Verifique também outros e-mails que possam ter sido informados, a comunicação acontecerá nesses canais.
5. Análise pela Comissão Avaliadora
→ Uma comissão formada por servidores(as) ou discentes de pós-graduação, com acompanhamento técnico de assistentes sociais e contadores, analisará os documentos enviados.
6. Convocação para Entrevista
→ A comissão responsável por sua análise irá agendar uma entrevista por e-mail, alguns dias após o envio da documentação. Ela é etapa obrigatória, caso não compareça, seu processo será indeferido, podendo perder a vaga.
→ Nessa conversa, será possível conhecer melhor sua realidade e indicar se algo está faltando.
7. Entrega de Pendências (se houver)
→ Após a entrevista, você poderá complementar a documentação, caso algo tenha ficado faltando alguma coisa no primeiro envio.
8. Resultado da Validação
- Deferido: Se você tiver sido aprovado também em outras cotas, que estiver concorrendo, sua matrícula será liberada para a coordenação do curso concluí-la.
- Indeferido: Se sua documentação for indeferida, será possível entrar com pedido de recurso, desde que sejam apresentados novos elementos que justifiquem a reavaliação. Pedidos sem novas informações não serão aceitos.